Medicina Chinesa
A base da medicina chinesa é originada no I CHING que separou todos os assuntos do universo entre Ying e Yang, incluindo os seres humanos. O pensamento da medicina chinesa é que os seres humanos precisam manter o Ying e o Yang do corpo em equilíbrio para ter saúde. Ao contrário, se quebrar esse equilíbrio as doenças irão aparecer.
A medicina chinesa é denominada de “TCHON I” (MEDICINA EQUILIBRADA), e tem como objetivo reequilibrar o organismo.
Há 5.000 anos atrás, houve um Imperador, seu nome era Imperador Amarelo. Ele escreveu um livro, chamado NEN JIN. Está dividido em: o estudo do diagnóstico, a acupuntura e o relacionamento entre humano e universo. Esse livro é considerado um dicionário da medicina chinesa. Também existe um dicionário de fitoterapia, escrito por outro imperador, chamado SHAN NON.
A medicina chinesa começou a partir destes dois imperadores 5.000 anos atrás. Depois destes dois imperadores, aos poucos, foram surgindo alguns médicos chineses importantes que basearam-se nesses dois livros, aprofundando a medicina chinesa, tais como: Zhang Zhongjing, Sun Si-miao, Bien Techue, e outros.
Nosso trabalho está baseado na medicina chinesa, incluindo Acupuntura, Fitoterapia, Manutenção e Prevenção da saúde.
O nosso objetivo é prevenir doenças.
Ventosaterapia
É um tipo de terapia adotado em diversas correntes da medicina tradicional que emprega ventosas. Em chinês é representada pelo ideograma 拔罐.
Esta forma de terapia é utilizada desde tempos remotos em quase todas as civilizações, como a européia, oriental, africana e indígena. No entanto, tais alegações carecem de comprovação científica.
Os índios usavam chifres e faziam a vácuo sugando o ar, os orientais costumavam empregar o bambu, e a Europa desenvolveu a ventosa como conhecemos hoje, empregando o vidro.
Os copos redondos de vidro são aquecidos internamente com fogo, que expande o ar aí existente. Após aplicação numa área da pele, o ar aquecido começa a arrefecer e forma-se um vácuo parcial no seu interior. A diferença de pressão entre o ar interior e o exterior acaba por gerar uma força de sucção.
Os copos são aplicados imediatamente após o aquecimento em áreas especificas da pele que necessitam de tratamento, principalmente nas costas.
Seu uso é indicado para tratar diversas doenças, principalmente em dores, gastrite, artrite, lombalgia, resfriados e gripe, entre outros.
Moxabustão
De história milenar, originária do norte da China, moxabustão – 灸 – jiŭ (pinyin) significa, literalmente, “longo tempo de aplicação do fogo”, é uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão da erva Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris.
É uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimento dos meridianos de energia trabalhados na acupuntura, sendo amplamente utilizada nos sistemas de medicina tradicional da China, Japão, Coreia, Vietnam, Tibete, eMongólia. Acredita-se que seja anterior à acupuntura.
A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certos regiões do corpo humano.